sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comunicação: palavra, gesto e expressão

Não é de hoje que o homem se comunica. E isso é tão importante para nós que podemos falar que a nossa vida é um contínuo processo de comunicação. Mesmo sem dizer ou escrever uma palavra podemos nos comunicar usando o nosso corpo, seja através de nossas expressões, que revelam nossos desejos e sentimentos, seja através de sinais. Um exemplo muito eficiente deste último recurso é a linguagem de sinais usada principalmente na comunicação com deficientes auditivos.
Além do nosso corpo, podemos nos comunicar através de vários meios diferentes desde os mais rústicos até os mais modernos. Durante muito tempo a comunicação entre grandes distâncias foi feita utilizando-se pombos-correios, cartas e até fumaça. Com o tempo, a tecnologia foi evoluindo e foram inventados o telefone, o rádio, a televisão, o computador e muitos outros. Com isso, comunicar-se ficou muito mais rápido, fácil e eficiente.
Principalmente a partir da popularização da internet, a comunicação atravessou todas as fronteiras. É o que eu chamo de comunicação dos quatro “qualquer”, já que podemos de qualquer lugar, a qualquer momento, falar qualquer coisa para qualquer pessoa do mundo. E os principais responsáveis por isso foram os blogs, as salas de bate-papo, os sites de relacionamento e, de maneira especial, o Twitter.
O sucesso do Twitter deve-se basicamente entre outros motivos a: ter a participação de pessoas famosas e ser facilmente acessado. Famosos viram no Twitter a oportunidade de divulgar seus trabalhos, agenda e de manter contato com fãs. Isso sem dúvida, fez com que muitas pessoas também participassem do site. O outro motivo importante é a sua praticidade, uma vez que ele pode ser acessado não apenas de um computador, mas também de celulares e até mesmo de geladeiras recentemente lançadas.
                Com tanta facilidade e inovação, não podemos cruzar nossos braços e ficar apenas observando toda essa evolução à nossa volta. Vamos nos informar para escolher o modo que mais nos agrada e vamos nos comunicar ainda mais e melhor.

Texto publicado no Jornal Êxodo da Paróquia São Silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário