sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Música, música, música, música, música.....

Hoje eu vou falar das músicas mais simples de se compor: as músicas que repetem várias vezes a mesma palavra. São tão fáceis de serem escritas que em minutos podemos criar uma. Mas o mais impressionante é a facilidade que essas elas têm de conquistar a massa! Na maioria das vezes são músicas simples, com a letra pouco elaborada, mas uma batida característica e um refrão fácil de ser memorizado. Tão fácil que elas “garram” na nossa cabeça e a gente passa o dia inteiro cantando essas músicas, mesmo sem querer. Para os mais radicais, isso provavelmente é sinal que o cantor fez um pacto com o diabo ou que a música é demoníaca e tem mensagens subliminares. Mas deixemos isso de lado e voltemos às músicas.
Mas antes, “bota a mão na cabeça que vai começar o rebolation, tion”. Febre em 2010, a música “Rebolation” do grupo Paragonlé foi um sucesso nacional. A palavra que dá nome à música é repetida inúmeras vezes. Na versão ao vivo, que tem duração de pouco mais de quatro minutos, ela aparece mais de 70 vezes (parei de contar quando atingi esse número e ainda faltava quase um minuto para a música acabar). Outro exemplo de que repetição em música dá certo é o hit “Mulher, mulher, mulher”, composto e interpretado pelo cantor Neguinho da Beija Flor. Neguinho não só repetiu a palavra mulher dezenas de vezes durante a música, que é praticamente formada por apenas essa palavra, mas resolveu ir além do “Rebolation” e repetiu a palavra até no título. Ele deve ter pensado: se é pra repetir, vamos fazer direito! Fico imaginando se ao invés de apenas rebolation a música do Parangolé se chamasse rebolation, rebolation, rebolation. Melhor nem pensar nisso!
Enfim, repetições à parte, o importante é que deu certo. Os cantores ganharam repercussão nacional e viram, ou melhor, ouviram suas músicas sendo tocadas nas rádios de todo o país. Existem outros exemplos de músicas, mas como já está tarde e eu tenho aula hoje de manhã vou dormir e peço a você que deixe sua sugestão de músicas desse tipo. Deixe também seu comentário sobre o texto. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Tem a propaganda do guaraná Dolly, que repete o nome da marca váááárias vezes!

    ResponderExcluir
  2. Ao falar nas letras composta ainda tem aquelas que só tem o refrão, ai pra durar mais tempo eles acrescentam a velocidade contando 1 a 5 a cada intervalo dizendo créu, créu, e o pior é como algo assim pode fazer tanto sucesso? kkk

    ResponderExcluir